Nossas Maratonas


_a-179

Uma das maiores especialidades do Grupo Experimente Ser é a realização de Maratonas temáticas.

Afinal, o que é Maratona?
É um processo intenso, uma vez que ocorre em regime de imersão e por ser um conjunto de técnicas e procedimentos terapêuticos concentrados em um fim de semana com um direcionamento específico a cada tema proposto.

É também um processo profundo de autoconhecimento por realizar um mergulho interior que possibilitam a cura-transformação-desbloqueio de dores profundas.

Nós direcionamos o trabalho com informações e teorias psicológicas, vivências corporais e regressivas que trabalham o corpo e sua “criança interior”, além de feedbacks sobre seu desenvolvimento durante o trabalho e atuação na vida – o modo de como lidar consigo próprio, suas relações, sua vida, com o objetivo de aprofundamento em questões internas e obtenção de resultados duradouros.
Maratonas e próximas datas de realização:

*Em 2016, a realizar:

“Emoções” – 23 a 25/9 – inscrições em Fale Conosco

“Oriente em Si” – 11 a 13/11 – inscrições em fale conosco

“Psicossomática” – a definir

 

*Em 2016, já realizadas:

“Corporal” – 29/04, 01 e 02/06

“Script de Vida” – 20 a 22/05

“Identidade” – 24 a 26/06

“Casal” – 22 a 24/07

 

Qual o perfil ideal para participar de Maratonas?

Entre 18 a 70 anos de idade, interessado em aprofundar em seu autoconhecimento, em um processo terapêutico, que já fez ou faz terapia, interessado em mudanças e em autoinovação.

 

Terei que me expor ou contar os meus problemas para o grupo?
Você poderá se expor se quiser, não é obrigatório. O trabalho é direcionado, não havendo tempo para cada um contar sua vida, mas há momentos em que é possível e útil compartilhar vivências, a fim de obter insights, fazer links e tirar as conclusões sobre movimentos na vida. A troca entre os participantes e os feedbacks dos terapeutas enriquecem e direcionam mudanças.

 

Qual horário da Maratona? 

A Maratona acontece durante um fim de semana, com início na sexta-feira às 18hs e finaliza no domingo às 12h30. É um processo de imersão em que até cinco profissionais da área terapêutica se reúnem com, no máximo, 22 participantes. O trabalho ocorre durante o dia todo com intervalos para refeições e descanso e é retomado à noite, geralmente até as 23h.

 

Por que tem que ser imersão? Posso usar telefone?
A imersão possibilita o isolamento necessário dos inúmeros estímulos diários e proporciona a necessária conexão consigo mesmo. É um tempo e um espaço reservado a si próprio, distante das expectativas externas e problemas cotidianos, possibilitando uma visão aguçada sobre a sua vida e uma conexão mais intensa e profunda com seus anseios, conflitos e resoluções. É permitido utilizar o telefone nos intervalos, mas não receber pessoas que não estejam participando da Maratona, a não ser em uma emergência.

 

Existe uma ordem ou pré-requisito para participar da Maratona?
Não. Não há uma ordem nem pré-requisito para se fazer uma Maratona.

Geralmente encaminhamos nossos clientes para as Maratonas ao percebermos que a pessoa está “no ponto” para aproveitar o trabalho em sua plenitude. No entanto, pessoas que nunca participaram de terapia tambem podem fazer e então a Maratona tende a despertar um novo olhar do participante sobre si mesmo, os outros e a vida, associado a mudanças efetivas em si mesmo.
O que devo esperar como resultado de uma Maratona?
A Maratona não é um trabalho de motivação e não promete resolver todos os seus problemas ao participar deste processo. Nosso trabalho é despertar a pessoa e levá-la a um autoconhecimento profundo, sabendo que esse processo deve ser contínuo na vida de cada um de nós.

A Maratona possibilita desbloqueio de traumas, dissolução de padrões negativos e repetitivos e um contato íntimo com quem você é. Durante os dias de imersão, nós rimos e choramos juntos, vivenciamos nossa “humanidade” em um ambiente rico em simplicidade e autenticidade, no qual você pode ser como é e contar com recursos disponíveis para promover mudanças em si mesmo e em sua vida.
Como vou sair me sentindo de uma Maratona?
Você sairá da Maratona com perguntas e respostas, com alívio e amor, num movimento adulto para a vida. Poderá se sentir mais maduro.
Sou estudante de psicologia e gostaria de saber se haverá certificado e se vou aprender a aplicar as técnicas.
A Maratona não é um curso de capacitação, é uma terapia intensa, mas oferecemos certificado aos estudantes e profissionais de Psicologia.
Como estudante ou profissional da área, você enriquecerá seus recursos ao acompanhar o trabalho com todos, mas não aprenderá o uso das técnicas e portanto não estará apto a aplicá-las. Oferecemos cursos de capacitação e estágio por meio de outras atividades do Grupo Experimente SER, em caso de interesse, entre em contato conosco (link Fale conosco).

 

Como escolher o tema?

Você pode escolher o tema de acordo com sua necessidade ou mero interesse, independente de possuir uma queixa específica naquela área. Sempre há ganhos e autodescobertas.

  • Maratona de Emoções: Pessoas com dificuldades de entrar em contato com seus próprios sentimentos – o que sente, como sente, onde sente, por que sente. Pessoas em que são frequentes situações e questionamentos como:

– Você costuma resumir tudo o que sente em angústia e ansiedade, por exemplo?

– Você se sente inundado de emoção como se tivesse “derramando” lágrimas ou a ponto de explodir de raiva ou paralisado de medo sem conseguir canalizar essas emoções em prol de alívio e atitudes?

– Você tem dificuldade em sentir, como se nada tocasse seu coração e como se a vida fosse “morna”?

– Você pensa demais e sente de menos ou sente demais e pensa pouco antes de tomar atitudes, num comportamento excessivamente rígido ou impulsivo?

– Você tende a somatizar (ter com frequência sintomas físicos como dores de cabeça, estômago ruim, dores nas costas ou no corpo) ou tende a guardar e esconder seus sentimentos?

– Você sente desconexão entre o que pensa e o que sente, tendo difuldades em ter atitudes coerentes na vida?

 

  •  Maratona de Identidade: pessoas que se sentem “perdidas” na própria identidade, que  desejam ou estejam em fase de iniciar um novo ciclo na vida.

Questionadores sobre “quem sou eu?” “O que quero para minha vida?”

Pessoas que se sentem frágeis em sua força interna para buscar seus sonhos ou que estão com desorganização interna para tal busca.

Questionamentos comuns em pessoas que podem se beneficiar com a Maratona Identidade:
– Você tende a ser uma pessoa em casa, outra no trabalho e outra com seus amigos?

– Você confunde seus papéis na vida, agindo como pai-mãe ou filho(a) onde deveria agir como marido/esposa, ser pai/mãe quando deveria ser filho(a) etc?

– Você sente-se enfraquecido/sem energia para alcançar seus objetivos na vida ou os alcança apenas às custas de muito esforço e sacrifício?

– Você tem dificuldade em tomar atitudes com potência e firmeza na vida ou em expressar fragilidade e cuidar com amorosidade de outros?

– Você tem dificuldade em sustentar suas decisões? Em respeitar suas necessidades? Em assumir sua sexualidade, seus sentimentos, seu posicionamento na vida?

 

  • Maratona de Script: pessoas que se vêem repetindo erros, nos mesmos padrões de relacionamentos e insucessos na vida.

– Você se envolve com muita freqüência no mesmo padrão de relacionamento: com pessoas casadas ou indisponíveis de alguma forma, com pessoas violentas ou abusivas etc, levando você a sentir-se no final rejeitado, abandonado, sozinho…

– Você sente que sua vida está empacada nas mesmas situações/problemas?

– Você não consegue aprofundar-se em quase nada, vivendo uma vida superficial/fútil/sem graça?

– Por mais que você se esforce tudo acaba do mesmo jeito e você infeliz?

 

  • Maratona Corporal: pessoas que se sentem “travadas”, “congeladas”, com dificuldade em sentir e expressar o que sentem. Pessoas que já passaram por processos mais intensos de terapia ou que estão  “empacadas” no processo terapêutico.

Profissionais da área da saúde que trabalham com o corpo.

– Você não sabe o que sente no corpo ou em termos de emoções?

– “É como se tudo estivesse concentrado na minha cabeça, não sinto o meu corpo”.

– “Sinto como se meu sangue não fluísse pelo meu corpo.”

– “Sinto falta/excesso de energia em alguma parte do meu corpo ou como se aquela região tivesse sempre fria/quente.”

– “Já fiz muita terapia, entendi muita coisa do meu processo de vida, mas ainda não consigo fazer as coisas acontecerem a meu favor”.

 

  • Maratona de Casal: casais que desejam rever, renovar e mudar seu modo de se relacionar.

–  “Queremos melhorar nosso relacionamento e prevenir problemas futuros.”

–  ” Houve uma traição e nao sabemos como lidar com isso.”

–  “Ele(a) nao entende o que eu digo. Sempre que iniciamos uma conversa ela termina em briga”.

– “Nós nao sabemos mais o que sentimos um pelo outro”.

–   “Foram tantas coisas guardadas, não ditas, não resolvidas no nosso relacionamento que não nos reconhecemos mais como marido e mulher.”

 

  • Maratona Oriente em si: pessoas que se sentem sem direcionamento em sua bússola interna, orientando-se através de expectativas sociais ou parentais, presas em um mesmo ciclo de insucesso e insatisfação internas.

Dificuldades de elaborar suas perdas e seguir adiante.

– “Sei o que sinto e o que preciso fazer, mas na maioria das vezes preciso da confirmação de outras pessoas sobre quais decisões tomar na minha vida”.

– “Não consigo escolher qual caminho seguir na minha vida, sinto-me perdido(a).”

– “Não consigo elaborar essa perda, após tanto tempo, a dor ainda é a mesma…”

– “Sinto que nada do que eu faço tem a ver comigo realmente.”

 

  • Maratona de Psicossomática: para pessoas que tendem a somatizar.Os psicossomáticos são fruto de emoções que não são adequadamente vivenciadas e canalizadas, atingindo “órgãos de choque”. Resultam em sofrimento físico e psicológico.

– “Já fui em inúmeros médicos e não encontro resposta ou tratamento para as constantes dores nas costas/cabeça/corpo todo.”

-“As pessoas dizem que minhas dores são provenientes de estresse, mas não percebo que estou estressado”.

– “Sinto-me cansado, esgotado, sem energia. Já acordo exausto.”

– “Geralmente tiro férias ou descanso somente qdo adoeço. É preciso que meu corpo “grite” para que eu pare.”

– “Ultimamente tenho tido crises de enxaqueca/pânico/dores inexplicáveis ou crises de choro, sem motivo aparente.”